É normal haver três furacões no Oceano Atlântico?
Por: Bruno Pinheiro
Enquanto o maior furacão já registrado destrói parte dos Estados Unidos, especialistas em furacões já estão de olho em outros dois: Kátia e José. Mas será que é normal haver três furacões no Oceano Atlântico? Confira.
Para alguns especialistas, o “Irma” é considerado o maior furacão de todos os tempos. Ele já causou diversos estragos em Cuba e no sul da Flórida, nos Estados Unidos. O atual presidente americano, Donald Trump, alertou o fenômeno como o maior já registrado em solo americano. Com isso ele deu toque de recolher para os cidadãos se protegerem. Todos os supermercados ficaram vazios e as cidades que o furacão já atingiu parecem filme de terror. Milhares de cidadãos estão sem energia elétrica e água potável.
Apesar de estar perdendo suas forças, o furacão “Irma” pode atingir outras áreas e causar ainda mais destruição. Vale apena lembrar que quando um furacão toca no oceano ele ganha mais força do que já estava. O “Irma” já atingiu vários picos de categorias de força, obtendo até a maior de todas.
Além do “Irma”, dois novos furacões podem atingir o solo americano. Um deles é o “José” que até agora está com categoria quase máxima de força. Ele pode ter a mesma trajetória que o furacão “Irma”, acendendo alerta nas ilhas Antígua, Barbuda, St Martin, St Barts e Anguilla. Outro furacão que preocupa os cidadãos americanos é o “Katia”. Apesar de estar na categoria dois, ele também pode causar estragos. Esse furacão se encontra ainda no Golfo do México e já levou as autoridades do Estado de Veracruz a alertar a população.
Mas é normal haver três furacões no Oceano Atlântico?
Muitos especialistas em furacões dizem que não é normal haver três furacões no Oceano Atlântico. Essa temporada de furacões pode ser maior do que já registrada em 2005. Para eles isso tudo tem a ver com as mudanças climáticas. Além desse fator, existem outros fatores importantes que devem ser analisados.
Um desses fatores é o fenômeno El Niño que não está presente este ano. Esse fenômeno costuma aumentar as chances de ciclones no Pacífico.
O fenômeno El Niño é um dos responsáveis para não haver tantos furacões. Ele deixa as correntes de ar mais quente e camadas mais altas da atmosfera, ofuscando os furacões. Neste sentido, o fenômeno climático impede que os furacões adquiram a mesma força registrada pelo Irma.
O aquecimento global também pode ser o fator que tem ocasionando furacões. Para que um furacão seja formado, quando maior for a temperatura da água do mar, mais úmido o ar fica e existe a grande possibilidade de se formar um furacão.


