Qual é a origem do presépio?
Por: Bruno Pinheiro
Segundo a tradição é obrigatório o uso de presépio debaixo do pinheiro de natal. É o presépio que marca o nascimento de Jesus Cristo que aconteceu na Gruta de Belém. Mas afinal, de onde surgiu e quem foi o primeiro a monta-lo?
Segundo a bíblia, depois de muita procura para achar um lugar para que abrigasse o casal durante uma viajem, José e Maria acharam uma cabana onde passaram a noite e ali nasceu Jesus Cristo. A bíblia conta também que Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido no momento do nascimento por pastores da região que foram avisados por um anjo. Dois anos mais tarde, na casa de Jesus, o seu nascimento foi reconhecido por três magos(ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz quem eram os três realmente) vindo do oriente, sendo guiados por uma estrela que lhe ofereciam ouro.
O primeiro presépio que foi montado foi em 1223, por São Francisco de Assis.
As peças de um presépio
Fonte: Wikipédia
Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.
Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.
José: É o pai adotivo do menino Jesus; foi um homem judeu, provavelmente carpinteiro/pedreiro.
curral: É o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde guardava-se o gado. Por isso, no presépio, Jesus fica sobre palhas, em uma manjedoura.
manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu.É como se fosse o berço de Jesus.
O burro e o boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais”.
Anjos: Os anjos anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador
pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe todos, sem se importar com sua condição social
Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.
Reis Magos: Os três Reis Magos – Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O padre explica que o ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.
