Quando ocorreu a primeira transmissão de rádio no Brasil?
Por: Bruno Pinheiro
A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 07 de setembro de 1922 durante a exposição internacional do centenário do país. No clima festivo, Epitácio Pessoa foi quem abriu a programação da exposição. A transmissão foi possível graças a um transmissor de 500 watts instalado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. O transmissor foi fornecido pela a empresa norte-americana Westinghouse.
Como a transmissão era experimental, apenas 80 receptores foram espalhados por diversas regiões do Rio. Os municípios de Niterói e Petrópolis puderam acompanhar a programação que contou com diversas músicas clássicas, entre elas a ópera de Carlos Gomes, como ‘O Guarani’.
A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu quando as autoridades investiam recursos financeiros durante a exposição comemorativa do centenário do país. Nessa mesma época, os militares estavam insatisfeitos com as oligarquias que dominavam a chamada República Velha.
A emissora pioneira durante essa transmissão é a atual Rádio MEC. Nesse mesmo tempo, também foi fundada a Rádio Nacional, que seria incorporada ao patrimônio da União na década de 40.
Segundo historiadores, as pessoas ouviram muito pouca a transmissão devido ao barulho extenso da exposição e dos alto-falantes que eram muito fracos. O responsável pela iniciativa foi o cientista Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira.
